Washington DC: a Galeria Nacional de Arte

29/10/2016 16:53

 

Ir à Washington e não visitar o complexto de museus do Smithsonian - com algum exagero - é o mesmo que ir ao Rio de Janeiro e não visitar o Pão de Açucar. O complexo reúne museus temáticos simplesmente maravilhosos. Já tivemos oportunidade de tratar de vários deles em nosso blog. Falamos do Museu de Historia Americana (Ver: laura-no-mundo.webnode.com/news/washington-dc-o-museu-nacional-de-historia-americana/); do Air and Space Museum (Ver: laura-no-mundo.webnode.com/news/washington-dc-o-air-and-space-museum/) e de outros (acessem nosso roteiro para a cidadelaura-no-mundo.webnode.com/products/washington-dc-em-dois-dias/).

 

O belíssimo prédio da Galeria.

 

Hoje vamos tratar de outro museu, este fora do complexto Smithsonian: a Galeria Nacional de Arte. Ele está situado nas proximidades do Capitólio (4th Street), no interior do National Mall. Como o Smithsonian, ele tem a imensa vantagem de ser gratuito! O que se pode ver por lá?

 

Ao fundo o Capitólio!

 

Em primeiro lugar, como se pode ver nas fotos acima, nos chama a atenção o belíssimo e inusitado prédio.

 

 

O interior não decepciona

 

 

Um típico projeto modernista

 

 

Vamos ao acervo. Aqui se pode ter acesso à pintores norte-americanos e europeus que por este pais, por algum momento, passaram ou viveram.

 

 

Eis o nosso preferido: o nova-iorquino Edward Hopper! Já tivemos oportunidade de falar um pouquinho desse pintor quando de nossa estada em Paris (Ver: laura-no-mundo.webnode.com/news/o-metro-de-paris-como-um-ponto-turistico/)

 

 

O museu abre às 10h, quem chega cedo terá certamente muito mais conforto em sua visita. Horas depois já se podia ver certa multidão no seu interior.

 

 

Pintores europeus estão bem representados. É o caso de Claude Monet (abaixo)

 

 

E Pablo Picasso

 

 

Voltando aos norte-americanos: Andy Warhol

 

 

O brasileiro Vicente Muniz, mais conhecido como Vik Muniz, também está por lá (foto abaixo):

 

 

O Museu não decepciona

 

 

 

Maiores informações:

 

Website da Galeria: www.nga.gov/content/ngaweb.html