Visitando o domo do Parlamento alemão

04/02/2018 10:21

 

O Bundestag, o Parlamento alemão, data de 1949, é sucessor do Reichtag, cujas origens remontam, a partir do século 10, ao Sacro Imério Romano-Germânico. O Parlamento alemão, na arquitetura de poder do nazismo, foi peça chave dos planos de Adolf Hilter. Hoje, é uma instituição fundamental para o exercício da democracia alemã. Alguns anos após o inicio do processo de unificação da Alemanha, o prédio do Bundestag passaria por uma grande reformulação. É desse período, mas exatamente em 1999, que se dá a construção de uma renovada e moderna cúpula de vidro em seu topo. 

 

A frente do prédio do Parlamento alemão. 

 

Visitantes são bem-vindos e muito bem recebidos nesse local. Sua entrada, no entanto, só é possível por intermédio de um agendamento prévio. Ele, por sua vez, é bastante simples e é feito no sitioweb do parlamento alemão (www.bundestag.de/htdocs_e/visits/). Você preencherá um formulário online, indicará seu endereço e nome dos acompanhantes, caso tenha. Marcará dia e horário para a visita. É lógico que atrasos não serão tolerados.

 

Interior do domo de vidro no topo do parlamento

 

Imediatamente receberão uma confirmação de seu pedido por email. Na sequência uma carta-convite, escrita em inglês, que deverá ser apresentada no momento de sua entrada no prédio. A visita se dá em blocos. Alguma coisa como 30 pessoas nos acompanharam naquela fria manhã de final de outono em Berlim.

 

 

Imediatamente se tem acesso à cúpula por intemédio de um elevador. A cúpula, por sua vez, tem uma rampa em formato ascendente em caracol. Antes de subir você pegará seu audioguide em língua portuguesa! Além de apresentar o prédio e algumas das funções parlamentares, o guia nos apresenta a cidade de Berlim. À medida que você vai circulando a cúpula, prédios e atrações são descortinadas. 

 

É um passeio imperdível e gratuito.

 

Acima a cúpula do Parlamento vista do lado de fora.