Racismo em pauta: o Museu Internacional da Escravidão de Liverpool

04/05/2014 14:13

 

Os últimos acontecimentos protagonizados por jogares de futebol brasileiros na Europa tem chamado a atenção para o tema do racismo. Impressiona como em mundo transformado pelas mudanças sociais e novas tecnologias, velhas ideologias continuem a pautar corações e mentes das pessoas, inclusive em regiões supostamente mais civilizadas. Parece-nos claro que o enfrentamento do racismo passe por um sistema jurídico e policial eficiente, mas também deve passar por medidas de educação que devem, por sua vez, se iniciar sempre muito cedo. Afinal, a formação do caráter é um processo pra toda vida, mas seus efeitos estruturantes no início da existência dos pequenos são conhecidos.

 

 

Foi sob esse espírito que todos nós, inclusive a Laura, vistamos o surpreendente Museu Internacional da Escravidão, localizado na região do Albert Dock (ver: laura-no-mundo.webnode.com/news/liverpool-uk-os-encantos-do-albert-dock/ ) em Liverpool, Reino Unido.

 

 

O museu surpreende pela variedade de artefatos e assuntos relativos a diáspora africana, imigração e o racismo contra os negros.

Abaixo uma pequena amostra de nossa passagem pelo museu. 

 

Sugestão de roteiro para Liverpoollaura-no-mundo.webnode.com/products/um-dia-em-liverpool-um-bate-volta/