Paris para crianças: possibilidades

16/11/2014 07:55

 

Por razões ideológicas bastante questionáveis, mas reais, nós nos recusamos a frequentar espaços fakes como os da Disneylândia. Boa parte das pessoas que foi diz não se arrepender, nos falam do profissionalismo das equipes que trabalham nesses parques, das atrações e programação disponíveis. Alguns poucos referem às imensas filas que, segundo eles, inviabilizam o passeio. Caso esteja mais próximo do primeiro grupo, a Euro Disney pode ser um bom programa para fazer nos arredores de Paris. O acesso é fácil, por meio dos trens urbanos (chamados RER) e ônibus.

 

Caso Disneylândia não esteja em seus horizontes, saiba que a cidade de Paris é capaz de oferecer muitas atrações e programas para você curtir com o seu filho ou filha. Lá estivemos com uma criança de 3 anos de idade no final de 2012. Nessa idade, muitas coisas costumam despertar a atenção da criança. À medida que o tempo passa e ficam mais velhas, uma coisa chamada tédio vai tomando conta. Seja como for, pensamos em possibilidades para um roteiro que fosse capaz de bem atender aos interesses de crianças e adolescentes.

 

Não tem jeito, a Torre Eiffel é mesmo uma atração. Laura falava dela o tempo inteiro. Aliás, Paris - para ela - era a torre (e não a cidade). Quando avistava a torre logo dizia: "Olha lá Paris!". Quando não dizia: "papai, quero ir à Paris!". Não adiantava dizer que estávamos em Paris, ela queria ver a torre. Em primeira visita na cidade, não temos dúvida de que o primeiro passo do roteiro tenha que ser uma visita à torre e outros monumentos próximos também muito importantes, como o Arco do Triunfo e a Champs Élysées. Todo mundo, independente da idade, se encanta com isso.

 

Como estávamos na cidade na virada do ano, fomos beneficiados pelos inúmeros carroceis gratuitos espalhados pela cidade. Precisamos confessar que, em alguns momentos, até mudávamos a rota para não passar na frente de um deles, mas no geral eles foram muito mais do que bem-vindos. As crianças podiam andar quantas vezes quisessem (isso às vezes era um problema!).

 

 

Pensar em crianças é pensar em parques. Nesse sentido, o primeiro que merece sua visita, sem dúvida, é o Jardim de Luxemburgo. O Jardim, por sí, é uma atração fantástica. No verão ele é verde e com uma programação mais agitada. No inverno predomina as árvores secas, mas o ânimo não diminui, sempre lotado de parisienses e turistas. Ao fundo do Jardim há um incrível parque só para crianças, repleto de brinquedos e atrações. É necessário pagar a entrada, não é caro e vale muito a pena (Ver: laura-no-mundo.webnode.com/news/paris%3a-um-jardim-de-luxemburgo-so-para-crian%C3%A7as/)

 

À sudeste de Paris há o interessantíssimo o Castelo de Vincennes. Laura amou! Meninas sentem-se princesas, meninos guerreiros. O lugar é belissimo, vale uma manhã ou tarde por lá (Ver: laura-no-mundo.webnode.com/news/chateau-de-vincennes%3a-a-idade-media-%C3%A0s-portas-de-paris/). Em seu retorno para o miolo de Paris, recomendamos uma passagem no modesto, mas interessante parquinho na Praça de Vosges. A pequena praça está situada no centro de belíssimos prédios, em um deles viveu o poeta Victor Hugo.

 

 

 A Catedral de Notre Dame e a Basílica de Sacré Coeur, obviamente, merecem sua visita. A grandeza e o esplendor logo encantam as crianças. A última ainda tem a vantagem de permitir uma bela vista da cidade de Paris.

 

Visite também o colorido Centro Georges Pompidou. Seu em torno já se revela interessantíssimo para as crianças. O interior não fica atrás, muitas atrações, exposições, tudo muito colorido e festivo. A entrada é gratuita, é um espaço que merece ser explorado junto com seus filhos.

 

À noroeste de Paris, recomendamos vivamente uma passagem pela surpreendente La Defense. Trata-se de uma região mais nova da cidade, repleta de prédios modernos, esculturas em tom modernista espalhadas pelo bairro e detalhes que costumam encantar muito as crianças. Laura gostou muito de lá (Ver: laura-no-mundo.webnode.com/news/paris-la-defense-ou-a-paris-futurista-/)

 

 

Crianças pequenas e mais velhas certamente se encantarão pela La Villete. A região reune um complexo de interessantíssimos museus e parques. Há o museu da ciência e da indústria, o museu da música e o Parc de la Villete, uma imensa área verde com diversas atrações.

 

Nessa linha o Museu do Louvre é hors concours. Se chegar cedo, por volta das 8 horas da manhã, terá condições de curtir boa parte de suas atrações e, o melhor, sem enfrentar as duras filas no em torno da pirâmide de vidro (Ver: www.youtube.com/watch?v=4mklVoqnhjk )

Outras sugestões e comentários:

 

Roteiro para Parislaura-no-mundo.webnode.com/products/paris-em-cinco-dias/

 

Onde ficar/localizaçãolaura-no-mundo.webnode.com/news/paris%3a-melhor-localiza%C3%A7%C3%A3o/

 

Problemas em potenciallaura-no-mundo.webnode.com/news/paris%3a-quais-s%C3%A3o-os-perrengues-mais-comuns-/