Paris: La Defense (ou a Paris futurista)

07/09/2014 11:53

 

Mesmo quem nunca foi à Paris sabe o que lá encontrará: além da famosa torre, muitas construções antigas, neoclássicas e outros estilos arquitetônicos que caracterizam a cidade e definem sua identidade. Nesse ponto não há surpresas, exceto se você se der ao trabalho de fazer uma rápida e recomendada visita a La Defense. Para tal, pegue a linha 1 do metrô sentido La Defense e vá em frente!

 

Trata-se de um dos maiores bairros da cidade. Seu nome de batismo foi dado pela Câmara do Comércio e da Indústria de Paris, e procurou expressar a conformação de uma vocação local para os negócios e o comércio. Supostamente uma Paris comprometida com o futuro, e menos com o passado. Como se pode ver nas fotos, a região é caracterizada pelos seus arrogantes arranha-céus, que começaram a ser construidos a partir dos anos 1960. Fala-se que a região abriga cerca de 1500 empresas, das quais quatorze das vinte primeiras empresas nacionais e quinze das cinquenta primeiras mundiais.

 

 

Em termos estéticos, a influência do modernismo salta aos olhos. Caso desçam a pequena escadaria central, que se inicia no prédio moderno em arco, poderá ver, bem ao fundo, o Arco do Triunfo. É uma belíssima paisagem.

 

 

Passamos uma tarde fria de inverno explorando a região e achamos que vale a pena, mas em um roteiro muito apertado, reconhecemos que não deve ser uma prioridade.

 

Sugestão de roteiro para Parislaura-no-mundo.webnode.com/products/paris-em-cinco-dias/