Londres: a cerimônia de troca de guarda

06/05/2014 20:20

Como é de conhecimento de todos, a Inglaterra é uma monarquia parlamentarista. Significa dizer que as decisões de impacto na vida das pessoas são tomadas no Parlamento, eleito por todo cidadão britânico. Cabe a Coroa, por sua vez, o papel de chefia do Estado, de representação do pais no exterior e, é claro, de produzir uma espécie de união nacional em torno de um símbolo maior: uma rainha.

 

Seja contra, seja a favor, a rainha é motivo de grande discussão, sempre entusiasmada por parte dos ingleses. O estrageiro, como regra, também observa os belos castelos e cerimoniais em torno da monarquia com a atenção. As crianças, nem se fala. adoram. Laura encantou-se com os castelos, reis e rainhas, princepes e princesas. A cerimônia a encantou, apesar de algum tempo depois tornar-se mais enfadonha para os adultos. De todo modo, o respeito e o cuidado com a tradição impressionam ao visitante. 

 

Em nossa primeira visita à Londres tivemos a sorte de ver a chamada Cerimônia da troca da guarda da rainha. O registro em video abaixo é parte do cerimonial da Horse Guards Parade. Trata-se de uma cerimônia que dura em torno de 30 minutos e envolve os chamados Queen`s Life Guards, da cavalaria. A guarda montada se situa em frente a Horse Guards, a entrada oficial para os Palácios de Buckingham e de St. James. A presença da rainha em Londres define algumas características da cerimônia. Caso esteja na capital, o cerimonial é um pouco mais duradouro e se faz acompanhar por música. Em sua ausência, a troca de guarda é um pouco mais rápida e silenciosa.

 

Com a chegada dos novos guardas, vindos do quartel de Hyde Park, a cerimônia se inicia (ver video)

 

O visitante poderá testemunhar essa cerimônia sempre às 11h, de segunda à sábado. Nos domingos às 10h.