Amsterdam: Hosteling International Amsterdam Stadsdoelen

09/04/2014 08:41

Estive em Amsterdam há muito tempo (agosto de 1998), certamente as condições se alteraram, pelo menos é o que espero. Fui para a Holanda em uma época em que o uso da internet e o fluxo de informações disponíveis era infinitamente menor ao que temos hoje. Um site como esse, por exemplo, não era de meu conhecimento. Sendo assim, e não à toa, fiz, ainda no Rio de Janeiro, minha reserva no Amsterdam Stadsdoelen às escuras. 

Posso dizer, hoje, que, de longe, foi a minha pior experiências em estadia no exterior. A fachada do albergue estava passando por obras, a entrada foi relativamente complicada. No saguão, ao me apresentar ao atendente, ouvi do mesmo a seguinte pérola: "recomendo que jamais se afaste da chave de seu locker". Como, até então, jamais tinha ouvido uma recomendação como essa, achei, é lógico, que ela tinha algum tipo de fundamento.

A noite foi bastante inquieta. Havia muito barulho, conversas, risadas. Tive a impressão de que as pessoas ali tinham insônia crônica. 

Depois da experiência traumática, tive informação, pelo menos à época, de que o melhor albergue da cidade era o Amsterdam Vondelpark. Era tarde.