Chateau de Vincennes: a Idade Média às portas de Paris

02/05/2014 20:11

Quem vai à Paris, obviamente e coberto de razão, sempre pensa na Torre Eiffel, no Museu do Louvre, na Basílica de Sacre Coeur ou na Notre Dame. Nada contra esse roteiro, pelo contrário! Não teve uma única vez que fomos à capital francesa e não tenhamos repetido essa mesma fórmula de sucesso. Feitas essas visitas, contudo, de fato, obrigatórias, o que mais fazer na cidade? É evidente que não faltam atrações bacanas na cidade luz. Uma delas, a rigor, fora do círculo que define a cidade, é o Chateau de Vincennes

 

Trata-se de um palácio fortificado, considerada a mais importante fortificação ainda de pé no pais. Mais ou menos como o conhecemos, foi erguido no século 14, ao final da Idade Média, portanto. A visita logo surpreende. A fortificação, inclusive os prédios independentes em seu interior, chamam logo a atenção pela grandeza e vastidão do espaço. Temos a impressão de que poucas coisas mudaram ali desde que aquilo tudo fora erguido às portas da modernidade.

 

No século 18 o local passou por uma dura fase de abandono, sendo reestruturado, somente, no século seguinte. Na primeira metade do século 20 voltou a ter funções militares, servindo, inclusive, como prisão e quartel-general militar. Nos anos 60, sob a presidencia de Charles de Gaulle, pensou-se em transformar o castelo em residência presidencial. Ideia, até certo ponto, inusitada, que acabaria por não ser colocada em prática. Nos anos 80 já era considerado um ponto de visita histórica.

 

Chegamos ao castelo pela estação de metrô Nation (linha 6) e daí caminhamos até o castelo. A caminhada é relativamente dura, levamos alguma coisa como uma hora empurrando o carrinho da Laura. O percurso não é exatamente dos melhores, nada que nos encante está ao alcance dos olhos. Sendo assim, recomendamos que, na própria Nation, peguem uma espécie de metro de superfície que os deixarão às portas do castelo. Caso, contudo, queiram sair do cartão-postal de Paris, e conhecer a cidade em sua periferia, preparem o espírito para a boa caminhada e sigam em frente,também vale a pena.

 

 

 

Abaixo um pequenino video sobre o Chateau de Vincennes, feito em janeiro de 2013.