Acidente durante a viagem: usando o NHS inglês
Em nosso primeiro dia em Londres, na temporada 2013/2014, nossa filha, de apenas 4 anos de idade, sofre uma queda no quarto do hotel. Logo pareceu-nos que a situação era séria, pois ela chorava intensamente. Na recepção, nos indicaram imediatamente um hospital público à dois quarteirões. Para lá fomos.
Se tratava de um hospital do National Health Service, o equivalente ao Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro. O atendimento é universal e gratuito. Nenhuma barreira foi colocada para que a minha filha tivesse suas necessidades de saúde atendidas. O hospital é impecável, limpo e organizado; a equipe de saúde atenciosa e bem coordenada. Confesso que me surpreendi bastante.
Há, atualmente, forte debate no Reino Unido sobre o destino do NHS. Desde o governo liberal de Tatcher, políticas sociais extensivas, como essa, passaram a ser questionadas acerca de sua viabilidade. Entao se inicia um forte movimento de privatização dos serviços de saúde, do qual os não-liberais se ressentem até hoje e vem nessa expansão o fim do NHS.
Apesar de tudo isso, o que testemunhamos foi um serviço de saúde digno e adequado. Com uma delicada fratura em espiral na tibia, minha filha teve sua terceira consulta em um hospital especializado em crianças em outra cidade. Em Manchester, mais uma vez, a infraestrutura nos impressionou. Só tivemos que remunerar o serviço quando solicitamos um serviço extra: pois seria necessário vavular o gesso para embarque em aeronave para Portugal.
Matérias relacionadas:
Avião e gesso: laura-no-mundo.webnode.com/news/avi%C3%A3o-e-gesso%3a-problemas-o-que-fazer-/
Acessibilidade no Reino Unido: laura-no-mundo.webnode.com/news/londres-acessibilidade-no-transporte-publico/
Seguros Saúde: laura-no-mundo.webnode.com/news/seguros-saude-oferecidos-pelo-cart%C3%A3o-de-credito-funcionam-nossa-experi%C3%AAncia/
Assistência à saúde no exterior: laura-no-mundo.webnode.com/news/assist%C3%AAncia-%C3%A0-saude-no-exterior%3a-fique-atento-viajante%21/