Santiago do Chile: Restaurante The Clinic

02/11/2014 11:28

 

Santiago é terra de bons restaurantes. Um nos chamou especial atenção, inclusive porque, em nossa estada no Chile, estávamos em pleno período eleitoral no Brasil. A política estava saltando nossos sentidos. O The Clinic, portanto, nos deixaria muito à vontade. Por que?

 

 

Em primeiro lugar porque a matéria-prima do restaurante, além da comida, é a política. Mas não se trata de uma política sisuda. Pelo contrário, o bar caracteriza-se pela abordagem bem humorada dos assuntos políticos, especialmente na vida chilena. 

 

 

O nome curioso do bar tem muito a ver com isso, é claro. Ele faz referência direta ao The London Clinic, na capital inglesa, onde o ditador Augusto Pinochet fora internado. Hospitalizado, Pinochet seria, à pedido de um juiz espanhol, detido para extradição ao Chile, onde deveria ser responsabilizado pelos bárbaros crimes cometidos em seu governo, a partir de 1973.

 

 

Tudo no bar, como se disse, faz referência ao universo da política. Trata-se de um espaço que faz lembrar um calabouço, mas não há desconforto. A comida é boa e o preço é justo.