Previsão do tempo: em quem confiar?

26/04/2014 17:48

Hoje em dia previsão do tempo não é alguma coisa que se possa facilmente dispensar. Durante a manhã, um dia belo de sol; de repente, no virar da tarde, uma tempestade que pode trazer muitos problemas. Quando estamos viajando as tensões em torno da previsão do tempo se agravam, afinal, não conhecemos, com a intimidade da nossa terra natal, as sutilezas do tempo e das estações no novo lugar. 

 

Em uma viagem, sobretudo durante o inverno no hemisfério norte, essa questão pode ser multiplicada. Saimos para passear sob uma temperatura da qual damos conta com os casacos e apetrechos que temos; mas, de repente, uma mudança altera radicalmente as condições de temperatura. Sofrimento! Em janeiro de 2004, quando fomos para Versalhes, a temperatura, naquela manhã de domingo, estava razoável, talvez na casa dos 10 graus. Ao não me intimidar seriamente com a minha própria ingnorância das condições metereológicas locais, que estavam insistentemente disponíveis na programação de TV francesa, eu acabei por me dar muito mal. A chegada de uma frente fria, ou coisa que o valha, já anunciada, baixou a temperatura para alguma coisa como zero grau. O fato é que eu não estava suficientemente preparado e paguei caro pelo descaso com a informação.

Mais recemente, em Edimburgo, a cidade dos ventos, não negligenciamos as questões metereológicas. Sabiamos, de antemão, que a cidade era conhecida pela mudança brusca de temperatura, quase sempre acompanhada por fortes rajadas de vento. Então ficamos muito atentos aos sites que prometem precisão na matéria da metereologia. De todos os consultados, e não são poucos, o que nos pareceu mais confiável e certeiro, foi o AccuWeather.com. O BBC Weather chegou junto, mas na matemática atenta do erro e acerto, verificamos que o AccuWeather estava na frente.

 

Sendo assim, durante as perambuladas, sobretudo quando no inverno, recomendamos o www.accuweather.com

 

E boa sorte, é claro!