Paris: Eglise de Saint-Pierre

16/08/2014 18:10

 

A Basílica de Sacré Coeur é um dos pontos mais visitados da capital francesa. Junto com a Torre Eiffel, o Louvre e a Catedral de Notre Dame, Sacré Coeur é parte do grande circuito turístico da cidade. O local, sem dúvida, vale sua visita. Tivemos a chance de ficar por um bom tempo nos pés da Sacrè Coeur e assim ela constituiu uma visita de fim de tarde bastante constante. Durante o inverno, encantava-nos ver, em seu interior, a fileira ordenada de freiras que, sempre às 18 horas, nos agraciavam com um hipnotizante canto gregoriano. Sair da igreja e nos deparar com a cidade coberta pela neve, fazia a gente pensar que essa coisa chamada vida realmente é interessante.

 

 

Por falar em interessante, deixe-nos ir ao ponto. A despeito da longa introdução, não é a Sacre Coeur o objeto desse texto, mas sim o seu em torno. Chamamos a atenção de quem sobe pela sua escadaria principal, para o caminho situado do lado esquerdo da Sacré Coeur. Ele dará acesso à Praça do Tertre. Trata-se de uma pequena praça repleta de artistas plásticos. Parecem, ou se esforçam por seguir, os passos deixados por Picasso há cem anos atrás na mesma região. 

 

 

O local é interessante, ainda que cheio de mais para nosso gosto. Vale sua visita, de todo modo. Estando ali, não deixem de visitar uma discreta construção branca em uma das laterais da praça. Essa construção se chama Igreja de São Pedro (Eglise de Saint-Pierre) e foi construida nada mais nada menos, ao que tudo indica, no final do século 11. 

 

Seu atrativo não é a ostentação, própria de sua vizinha. Mas a simplicidade de tudo. O branco domina o seu interior, ainda que a igreja seja bastante mal iluminada. Outro atrativo, se comparada à Sacré Coeur, é a pequena procura. Poucos visitantes se interessam ou tem conhecimento daquela raridade. Talvez, com alguma razão, ela perca em sua dura competição com a vizinha Sacré Coeur, esta sempre cheia.

 

Se na Sacré Coeur, e com tempo de sobra, não deixe de passar pela pequena igreja branca, basta alguns passos.

 

Sugestão de roteiro para Paris: laura-no-mundo.webnode.com/products/paris-em-cinco-dias/

 

.