Aos interessados em ciência e Indústria: o MOSI

07/05/2014 14:06

Não resta dúvida de que esse binômio Ciência e Indústria alterarou, de forma irreversível, nossa maneira de viver. Isto porque não há um canto de nosso viver que esteja imune aos fenômenos da ciência e da industrialização. Compreender melhor, portanto, o desenvolvimento da ciência e da produção de coisas em larga escala é, de algum modo, o mesmo que compreender nossa maneira de se organizar e viver em sociedade.

 

O Museu da Ciência e Indústria, localizado na cidade de Manchester, Inglaterra, é uma experiência bastante interessante nesse sentido. Trata-se de um grande espaço situado naquilo que foi uma industria de tecidos nos primórdios da Revolução Industrial. Ali o visitante encontrará de tudo, desde questões relativas à saúde pública e organização das cidades até desenvolvimento de máquinas e motores. O ponto alto da visita é mesmo a palestra sobre as primeiras máquinas de tecelagem que lá estão dispostas. Máquinas que, criadas no século 19, ainda se encontram em funcionamento. 

 

O Museu tem a capacidade de atender à diversos tipos de públicos, desde os especialistas e estudiosos sobre ciência e indústria; até crianças que tem ali a oportunidade de interagir em um espaço de aprendizagem infantil.

 

Para quem for visitar Manchester é uma parada obrigatória. Abaixo uma pequena amostra.