Alto Paraíso de Goiás: o Vale da Lua

31/07/2015 11:29

 

Alto Paraíso de Goiás tem fama de lugar mágico, morada de ETs e coisas do tipo. Sua vocação para as estrelas é inegável, uma vez que muitas são as referências ao cosmos, ao universo e coisas semelhantes.

 

Na praça central da cidade

 

Uma de suas principais atrações é o chamado Vale da Lua. Está mais ou menos à meio caminho entre Alto Paraíso de Goiás e o distrito de São Jorge. A estrada é boa, até que você tenha acesso ao caminho descendente - em terra batida - até a entrada da trilha do Vale da Lua. Ideal é carro alto, caso não seja possível, vá devagar e de preferência com um carro não muito antigo. 

 

 

A trilha é bastante tranquila, facilmente acessível para pessoas com alguma dificuldade de locomoção e também crianças. Não há ladeiras importantes. É preciso, contudo, cuidado na hora de caminhar sobre as pedras. Não mais do que 20 minutos será preciso até que o visitante chegue ao ponto final da trilha.

 

 

O local não é grande: o que se vê são rochas e crateras que fazem lembrar uma paisagem lunar. Há também uma pequena piscina natural que, para os mais corajosos ou que não se importem com um banho bem frio, podem se resfriar do forte calor que faz na região.

 

 

Aqui pode começar um pouco a decepção com o local. O fácil acesso traz multidões. Estivemos no final da grande temporada e só conseguimos explorar a região com algum sossego porque chegamos cedo. Logo depois multidões aportaram no Vale. Algumas pessoas pareciam ser pouco zelosas quanto a sua segurança e dos demais e, contrariando as normas vigentes, pulavam de uma pedra na água. 

 

 

Achamos que foi o suficiente e resolvemos sair. Trata-se de uma área particular, não pertencente, portanto, ao Parque  Nacional da Chapada dos Veadeiros. Na alta temporada pagamos 20 reais por pessoa. Francamente, não achamos que tenha valido assim à pena. Por outro lado, ir até o Alto Paraíso de Goiás e não conhecer o Vale da Lua - mal comparando - é quase como ir ao Rio de Janeiro e deixar de conhecer o Cristo Redentor.

 

Matérias relacionadas:

 

Goiás de carrolaura-no-mundo.webnode.com/news/viagem-com-carro-alugado-em-goias/

 

Estadia:laura-no-mundo.webnode.com/news/alto-paraiso-de-goias-hostel-catavento/

 

Roteiro para a Chapada dos Veadeiroslaura-no-mundo.webnode.com/products/chapada-dos-viadeiros-goias/

 

Alto Paraiso de Goiáslaura-no-mundo.webnode.com/products/alto-paraiso-de-goias-go/